Conselho de saúde pede suspensão dos contratos com empresa de Coaraci

Marcos Lessa, em primeiro plano
Reprodução

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, em Ilhéus, Marcos Lessa, disse há pouco, com exclusividade para o Jornal Bahia Online, que já solicitou a suspensão provisória do contrato para que o conselho apure as denúncias.

São atribuições do conselho controlar o dinheiro da saúde, acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais. Os conselheiros também participam da elaboração das metas para a saúde.

Lessa explicou que no último dia 20 de março o conselho publicou a resolução 04/2020 que determina que todos os processos de  aquisição de material para uso durante a pandemia, e contratação de pessoal, deve passar pelo crivo do conselho. "Este processo foi conduzido sem acompanhamento nosso", assegura. "Tomamos como surpresa a decisão e o extrato no Diário Oficial", completou.

O presidente do conselho disse que nesta segunda-feira os conselheiros vão analisar o contrato para ter clareza do que foi feito. Disse que, segundo informações do secretário Geraldo Magela, até o momento não foi feito nenhum pagamento referente aos três contratos questionados.